Ontem começou o maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week!
E para você não perder o que de mais importante aconteceu, vou fazer um resumo diário dos desfiles e o que podemos esperar das marcas para as coleções do verão 2013!
Ontem acompanhamos os desfiles da Animale, Alexandre Herchcovitch, Tufi Duek, Fause Haten e Triton.
Vamos começar?
Animale: Teve sua inspiração na África. Começamos a perceber que esse continente tem se tornado a "nova Ásia" nas referências de moda. No desfile pudemos ver muitas modelos famosas na passarela, como Rosie Huntington-Whiteley, Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart.
Quando pensamos em África, talvez nos lembremos dos animal prints, estampas de onça, zebra, cobra, mas a Animale não nos mostrou essas estampas e sim, um trabalho de tingimento e texturas incrível com a seda. Os looks foram bem trabalhados para serem mudados, uma bermuda de ciclista por virar uma saia, que por sua vez, vira um vestido. Tudo em recortes que valorizam o corpo e deixam os movimentos livres.
Alexandre Herchcovitch: Herchcovitch trabalha muito bem os tecidos, nessa temporada ele escolheu sedas e cetins para o trabalho minucioso. Teve como inspiração o cantor pop dos anos 80, Boy George.
Suas peças têm uma silhueta larga, confortável, com pregas nas cinturas, ombros arredondados, ombreiras e macacões. Sua coleção não louva a elegância, mas mostra bem o trabalho de xadrezes, bolsas e clutches e corações maximizados nas peças.
Tufi Duek: Comandada pelo estilista Eduardo Pombal, a Tufi Duek explorou o universo das flores. Nada de estampas florais e sim as formas e texturas orgânicas e fluídas das flores. Muita mistura de texturas, abuso do laise nas peças e volume. O estilista gosta muito de flores, visitar o centro do Ceasa, onde pode observar os diversos tipos delas à venda e se inspirar em seus detalhes e camadas de cada pétala. Foi isso que ele usou para criar os recortes e camadas em seu desfile. Eduardo usou muitos tules para dar leveza e investiu em cores ricas, cerejas e verdes em cartela neon.
Fause Haten: O estilista se inspirou na construção fio por fio das roupas. Abusou das estampas gráficas, bordados em pérolas doouradas e prateadas e transparências coberta por bordados.
Trabalhou muito com tiras de viés em cores diferentes intercaladas, em algumas peças faziam parte da estrutura, em outras faziam o efeito de franjas. Todas as peças possuem uma estrutura interna de corselet, e a parte externa valorizou o maximalismo. O desfile começou bem colorido e foi ficando mais sóbrio à medida que as modelos iam entrando. Fause Haten nos mostrou um desfile com roupas femininas, usáveis e vestidos de festa artesanais. Os acessórios tem inspiração africana.
Triton: A estilista da Triton, Karen Fuke, buscou sua inspiração nas ruas de Tóquio. Sua intenção era reunir as influências da capital oriental com São Paulo e para isso, Karen fez colagens com imagens de símbolos urbanos, como escadas rolantes, corrimão e faróis. Fez muito uso da alfaiataria, com peças descontruídas em assimetrias, lapelas em camadas, ombros estruturados e maxivolumes. Os conjuntinhos, que foram sucesso na última temporada, voltam novamente em cores vivas como roxo, rosa, verde e azul. Os vestidos e macacões nos lembram os kimonos japoneses com briho dourado e cetim.
A qualidade das roupas, estrutura e costura desse primeiro dia de desfiles foi fantástica. Vamos ficar ligados nos próximos dias e fiquem de olho aqui no blog para saberem o que está rolando nesta edição do SPFW!
Bjocas





























